O que você está esperando?!

É muito mais fácil realizar mudanças e prosperar quando você sabe o que está errado e o que precisa ser mudado, não é mesmo?! Comece perguntando a si mesmo: “O que é que eu estou esperando?!”. A resposta a essa pergunta revela a você os pontos fracos em sua atitude e personalidade que precisam ser mudados para que você possa alcançar o que deseja.

Como assim?! Veja bem, vamos nos aproveitar do argumento desenvolvido no artigo anterior: não há limites reais para o que você pode e o que você não pode fazer na vida, quem cria os limites é você, eles estão todos em sua cabeça e quanto mais firmemente você acredita neles, menos capacidade você terá de andar em direção aos seus objetivos. A tendência é que você fique parado ou andando em círculos, ESPERANDO que o limite desapareça para que você possa seguir em frente.

De fato, nós criamos as justificativas mais lógicas para explicar até para nós mesmos que o limite é mesmo real e tem o poder de impedir nossa progressão. Quanto mais nós acreditamos nas mentiras que contamos a nós mesmos, mais estagnados ficamos em nossa própria rotina.

A pergunta inicial, então, tem o objetivo de descortinar esses limites. O que é que o impede de fazer o que você gostaria de fazer? Você está esperando que um “limite imaginário” que você vê como real se desfaça para que você possa seguir em frente? Que limites são esses?

A maior parte dos limites que impomos a nós mesmos fica enterrada em nosso subconsciente. Nós não paramos para realmente analisar o porquê de nossas atitudes (ou falta delas). Quando nós pegamos esses limites, nós os trazemos para nível consciente e começamos a olhá-los de frente, seu poder começa a se desvanecer. Algo que era tão “poderoso” há um minuto torna-se apenas um pequeno obstáculo a ser superado quando analisado com frieza, lógica e sem dramatização.

Preste bem atenção quando eu digo “sem dramatização”! A maior parte dos problemas que temos é resolvido “dentro de nossas mentes” quando olhamos para a própria vida sem fazer drama! Ao se colocar na postura de vítima da vida, de terceiros e das circunstâncias, você entra novamente no loop de raciocínio que define limites e o prende em sua situação atual.

Leia biografias de pessoas que conquistaram objetivos tidos como “impossíveis”. Não há drama para essas pessoas. Mesmo em alguns casos tendo sido REAIS vítimas das circunstâncias ou de terceiros, elas não se viram como tal e seguiram em frente como se o fato não as tivesse afetado.

O maior exemplo que conheço de triunfo da atitude pessoal é Viktor Frankl, psiquiatra judeu que foi prisioneiro nos campos de concentração nazista durante a 2º Guerra. Ao ler sua história, você tem a clara noção de que seus problemas obviamente não foram causados por ele mesmo, ele era, de fato, uma vítima. Viktor, no entanto, não se via como tal e, apesar das circunstâncias, manteve uma atitude pró-ativa diante dos fatos, dando a volta por cima e atingindo TODOS os objetivos que ele definiu quando preso.

Se você tem problemas com dramatização, eu recomendo que você leia o relato de Frankl descrito no livro Em busca de sentido. Ver como Viktor lidou com os limites REAIS impostos pelas circunstâncias em sua vida joga um verdadeiro balde de água fria nos limites bobos e imaginários que criamos para nós mesmos. Se há livros com o poder de mudar vidas, esse é um deles!

Não deixe de registrar sua opinião e/ou perguntas na seção de comentários abaixo!

20 comentários: leia abaixo ou deixe o seu
  1. maria aparecida

    Olá!
    vou ser objetiva!Tenho 42 anos de idade, parei de beber à 16 anos atrás tive um filho aos 30 tabalho à 3 num hospital público(presto serviço por uma terceirizada), como agente de limpeza e tenho muita vontade de organizar a minha vida mas não sei por onde começar sinto vontade de progredir tento evitar dívidas mas só me encontro cheia delas.Recebo um salário minimo por mês e faço alguns “bicos”para complementar a renda mas acho muito pouco.Quero mais.
    Quero ter minha casa , poder viajar com meu fliho (ele ainda não conhece o mar)e tantas outras coisas…vc pediu um comentário eu acabei falando de mim.Ontem pedir a Deus que me ajude e hoje vou pedir de novo e voce tem como me ajudar?Preciso aprender a desenvolver o meu potencial de algum que fale bem claro como devo agir. Obrigado e desculpe alguma besteira.

  2. Rosangela

    Eu indico também a bíblia, ela sim muda literalmente uma vida.
    Você frizando que o Viktor, viveu um problema que não foi causado por ele mesmo; E eu mim pego em uma situação bem difícil, estou vivendo um problema que venho a mim sem que eu esperasse, não posso fugir dele e pra vence-lo tenho que brincar de faz de conta, tem que botar em minha mente que ele não existe. É horrivel, tem momentos que temos que transformar pesadelos em sonhos…

  3. José Ricardo

    Tenho lutado muito para me colocar em pé após ter separado, o lado sentimental nem tanto, mas o lado financeiro tá complicado, pois pensão, aluguel, contas, empréstimos etc. Antes de todos esses problemas tinha muito mais força de vontade para buscar meus objetivos, mas tudo isso acima acaba me consumindo muita energia e hoje em dia não tenho tanta motivação para me desdobrar. Eu tenho forças somente para manter meu emprego (graças á Deus), mas antigos sonhos me vejo cada vez mais longe (ascensão profissional, casa própria, negócio próprio, viagens, investimentos, educação dos meus filhos,saúde,etc).
    Estarei buscando ler essa história real do Viktor Frakl e biografias de pessoas que obtivem o sucesso apesar de todos os problemas pra ver se tomo um bom folego para pelo menos continuar sonhando. Mas como diz o título do texto de Jonathan Farrell….”O que você(EU)esta(ESTOU) esperando”!!!!

  4. Vanderleia

    Pra mim foi ótimo ler esse artigo. Ele vai me ajudar a romper alguns medos que me aprisionam a uma condição de vida nada favorável que até então só era vista por minhas amigas.

    Tenho fé que vou conseguir encará-los e voltar a ser feliz, afinal… o que eu estou esperando?

    Obrigada

  5. Emiliano

    Respiração, pensamento, alimento, movimento, estas são as funções básicas do ser humano, o caminho da vitalidade passa necessariamente pela reeducação dessas funções. Acredite, você consegue, treino e perseverança, recomece quantas vezes precisar. Força, fé e coragem. vamos lá? DEUS o abençoe.

  6. Maria Lidia

    olá. paz para todos.

    meu comentario é sobre os tres comentarios, é a primeira vez que acesso esta parte do site, conheci-o em busca de auto ajuda e a melhor que encontrei foi o curso de planejamento estrategico pessoal, ótimo para se buscar um destino um objetivo na vida, o segundo foi o curso de metas pessoais, um complementa o outro. é incrivel como tantas pessoas vivem distantes e problemas comuns. A minha conclusão depois de tudo e de ler os artigos é que quase tudo está em nós, na força de vontade na, leitura e muito em estudar, estudar e estudar inclusive a nós mesmos,cada dia se torna mais imprescindivel a formação teórica e pratica o “mundo está girando mais rápido” tudo tem pressa por isso vamos sair depressa de dentro de nós mesmo e fazer aquilo que queremos pois com certeza a fé, a esperança, a força de vontade muito amor solidariedade chegaremos aonde quisermos.1º temos q saber o que queremos.

  7. Antonio Carlos Vieira da Mota

    Boa tarde,
    Durante muitos anos fiquei com dificuldades para resdolver meus problemas, nunca seguia em frente.
    Por acaso fiz faculdade,uma hist[oria longa náo vou entrar em detales. Assim que formei prestei concurso , passei,e ainda trabalho neste local.Depois prestei v[arios concursos e náo passava,foi quando ganhei um livro chamado O PODER DO SU CONSCIENTE, estudei muito o livro,foi mais do que simplesmente ler. Conclusäo,acreditei no poder que tenho no subconsciente,claro que náo foi so ler ou estudar este livro, m[as estudei muito para fazer as provas, e tenho certeza que a leitura e o entendimento do livro me fez passar no concurso publico federal. Acredito que todos nos temos possibilidades de mudar nossas vidas, se acreditarmos em nosso potencial e lutarmos por isso.
    Pretendo continuar estudando cada vez mais, e uma coisa que me faz muito bem e poder passar o que aprendi para outras pessoas, sem medo de concorrencia

    Desculpe por algumas falhas ortograficas, como por exemplos alguns acentos, este teclado esta modificado.

    O que voce ou voces acham do que eu escrevi, gostaria de receber resposta. Um abra;o, fiquem com DEUS

  8. juscelino aguiar

    em meios ao TEMA ABORDADO e aos testemunhos recitados.. eu também me encontro nesses versos de insegurança e medo.pois me encontro no mesmo emprego já há 05 anos, e não consigo ter forças para lutar por outro melhor.terminei me acomodando! e com isso meus sonhos ficaram estacionados,boiando,represados,
    no incociênte de meus medos. esse é meu maior drama.obrigado : juscelino aguiar

  9. marcia

    creio que a maior vitoria é de jesus cristo. um exemplo de garra ,fé e confiaça em deus nosso criador, e pessoas que conseguem ter essa fé de crer no que nao se ver é muito importante , de fato so depende de nos ,acreditar-mos que somos capazes de mudar a nossa vida (atitude), porque podemos tudo naquele que nos fortalece.
    conhecer voces estar sendo otimo para mim,obrigado pelos artigos ,nota 1000.

  10. Alexandre

    Todas as coisas são possíveis para aquele que acredita, diz a Bíblia. Então, não há limites para o que você deseja realizar em sua vida, a menos que você mesmo o impeça.

  11. Ana Beatriz

    Olha Alexandre, eu respeito suas crenças, mas dentro da minha interpretação da vida, as pessoas que acham que a Bíblia é que deve ditar suas vidas têm muito mais limitações dentro da cabeça! Não estou falando de não acreditar em nada, em ser ateu, mas levar a Bíblia à sério já mostra o nível de limitação mental da própria pessoa!

    Ana Beatriz

  12. josé de souza rocha

    Gostaria de deixar uma opinião Bem, não sou dono da verdade, tenho feito estudos em diversos livros,estudo escatologicos e hermeneuticos, aprofundo a máximo e o que tenho a dizer, leitora Ana Beatriz, é que ela ainda não deve ter feito um estudo aprofundado, sobre as escrituras sagradas! deixando o lado religioso, pois este não leva a nada; vou para o ensinamento: veja que na biblia tem diversas liçoes de fé, de coragem,fatos relatados, que prova a teoria que muitos estudiosos utilizam nos dias de hoje, Ana; não devemos falar de um assunto, sobre o qual não dominamos, e você mostra claramente que não lê os bons livros, entre eles a Bilblia, pois veja com vc esta errada; Até a Fran Chrísty tira liçoes dos texto da Bíblia sagrada, então querida vai ler e ter mais conhecimento, depois vc comente algo que aprendeu.(Existe no mundo entre os seres humanos uma divisão!Há os filhos de Deus Pai e as criaturas de Deus o criador)

  13. Junior

    Concordo com o nosso amigo José de Souza Rocha, o maior de todos os livros já escritos foi a Biblia, ele nos ensina a viver a verdadeira felicidade, que só Deus pode proporcionar. Muitas pessoas são infelizes porque buscam sua felicidade em coisas materiais, e esquecem o verdadeiro sentido da vida que é amar a Deus e a nosso proximo como a nos mesmos, se fizesse-mos apenas 1/3 daquilo que a biblia nos orienta, esse mundo seria um lugar bem melhor pra se viver. Abraços a todos e parabens fran pelo trabalho.

  14. William Carvalho

    Aprendo sobre desenvolviment pessoal já tem algum tempo. E em todos os artigos que eu li, em todos os livro que li sobre o assunto, está bem clara a lição de que: QUEM FAZ A VIDA DA GENTE SOMOS NÓS MESMOS!

    Quando você entende esse ensinamento, passa a observar tudo o que se passa na sua vida, Como você respira? Como você fala com as pessoas? Como você se levanta de manhã? Como é a sua voz? Quais são meus movimentos quando estou fazendo determinada coisa. Onde quero chegar é que, quando essa lição é aprendida, você passa a observar como você é realmente. Quando você fizer essa descoberta, talvez possa ser desagradavel, em termos de autoconhecimento.
    Talvez você tenha pensamentos como, não acredito que eu faço isso desse jeito. Porque eu faço assim?
    A boa noticia nisso tudo, é que você pode mudar o que te incomoda, o que você não quer mais que seja assim, afinal a vida está aí, esperando que você escolha como quer ser.
    Limites todos temos, seja imaginario ou real.
    Você só tem que ver quais são os seus limites, e supera-los. A sensação que você sente ao superar um limite, é extraordinaria. É como ter caido em um lago cheio de jacarés, e ter conseguido sair de la vivo!
    Você se sente forte, capaz! Descubra quais são seus medos e seus limites e supere-os.
    Vou deixar essa conversa com uma frase da qual adoro muito, que levo como um lema na minha vida, que é a seguinte:

    “ENCARE seus medos, e VIVA seus SONHOS!”

    ****Continue com esse trabalho sensacional que você faz Fran! A humanidade agradece!****

  15. Pedro Saraiva

    O conjunto dos três artigos me faz parar para pensar no fato de que, provavelmente, tenho cruzado vales e montanhas de incerteza e medo, seguindo o modelo errado.
    Estou assaz interessado!

  16. ana

    Li agora o terceiro artigo. Quero receber os outros. Após a leitura tive uma certeza: os comentários enriquessem infinitamente o assunto abordado. Deus abençõe a todos.

  17. clodoaldo

    APOS 23 ANOS DE CASADO COMEÇO A VER QUE TODA A GARRA QUE TINHA SE PERDEU, SE DESGASTOU TUDO EM MIM ATÉ A
    ESPERANÇA, POIS SEMPRE FUI UM GRANDE LUTADOR QUE CRIA
    NO QUE PENSAVA…..ESTOU QUERENDO RETORNAR AO CAMINHAO
    ACHO QUE ESTOU ACHANDO.

  18. Muito bom o texto!
    Galera! li alguns comentários, e vamos lá! SEM DRAMA!
    pensamento positivo, foco no objetivo!
    plano: o que fazer/pra que fazer/ como fazer/ quando fazer/ quanto vai custar
    exemplo:
    o que: quero melhorar meu casamento
    pra que: pra ter uma melhor relação com meus filhos e minha esposa/marido, poder aproveitar melhora vida com todos e resgatar um sentimento perdido.
    como: revendo minhas prioridades, o que tenho colocado como mais importante, tentar entender melhor meu parceiro/parceira, ir nas apresentações dos meus filhos, ir no parque de domingo ou deixar os filhos com a vó e sair pra namorar no sábado a noite. Largar da amante e parar de olhar pra outras mulheres como se fossem mais interessante. etc etc etc
    quando: hoje. amanhã – comprar um presente pra ela/ele. todos os dias: ser mais compreensivo. etc etc etc
    Quanto vai custar: levantar custos de acordo com o seu orçamento mensal.

    dá pra aplicar essas 5 perguntinhas em tudoooooo.
    sem drama. foco…rsrs

  19. lea

    Temos que tirar os fantasmas da nossa cabeça, para conseguir seguir, sem desanimo! Obrigada, pelo artigo, ajuda muito no nosso dia-a-dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Current ye@r *